Smart Waste Portugal aposta na importância dos resíduos enquanto recurso
O Cluster de Resíduos de Portugal foi apresentado formalmente no dia 27 de fevereiro de 2015 juntando parceiros do setor dos resíduos, empresas, associações e instituições com o objetivo de criar um espaço comum de geração de negócio. A iniciativa partiu da Lipor, entidade responsável pela recolha e tratamento de lixo urbano na região do Porto.
Desde essa data foi criada uma comissão instaladora que desenvolveu numerosos esforços para que o Cluster de Resíduos de Portugal fosse uma realidade. A estratégia tem nos seus propósitos a vontade de tornar o Setor dos Resíduos um exemplo de dinamismo e cooperação entre os seus intervenientes, dando um contributo positivo para o desenvolvimento sócio-económico do País.
No passado dia 1 de julho foi eleita em Assembleia Geral, a direção do Cluster dos Resíduos, tendo a presidência ficado a cargo de Aires Pereira, da Lipor, sendo os cargos de vice-presidência assegurados pela Logoplaste e pela Sonae, a que se juntaram seis vogais.
O dia 3 de julho assinala a cerimónia de apresentação da nova marca Smart Waste Portugal que terá como desígnio estratégico envolver todos os agentes do sector, potenciando e valorizando o resíduo como um recurso económico e social, e criando condições para uma maior capacidade de reagir a novos factores nacionais e internacionais de uma forma competitiva, atuando em toda a cadeia de valor através de uma estratégia colaborativa, promovendo inovação, investigação, desenvolvimento e implementação de soluções.
Veja a notícia completa aqui.
2015.07.04