Interfileiras

Smart Waste Portugal aposta na importância dos resíduos enquanto recurso

Cluster de Resíduos de Portugal foi apresentado formalmente no dia 27 de fevereiro de 2015 juntando parceiros do setor dos resíduos, empresas, associações e instituições com o objetivo de criar um espaço comum de geração de negócio. A iniciativa partiu da Lipor, entidade responsável pela recolha e tratamento de lixo urbano na região do Porto.
 
Desde essa data foi criada uma comissão instaladora que desenvolveu numerosos esforços para que o Cluster de Resíduos de Portugal fosse uma realidade. A estratégia tem nos seus propósitos a vontade de tornar o Setor dos Resíduos um exemplo de dinamismo e cooperação entre os seus intervenientes, dando um contributo positivo para o desenvolvimento sócio-económico do País. 
 
No passado dia 1 de julho foi eleita em Assembleia Geral, a direção do Cluster dos Resíduos, tendo a presidência ficado a cargo de Aires Pereira, da Lipor, sendo os cargos de vice-presidência assegurados pela Logoplaste e pela Sonae, a que se juntaram seis vogais. 
 
O dia 3 de julho assinala a cerimónia de apresentação da nova marca Smart Waste Portugal que terá como desígnio estratégico envolver todos os agentes do sector, potenciando e valorizando o resíduo como um recurso económico e social, e criando condições para uma maior capacidade de reagir a novos factores nacionais e internacionais de uma forma competitiva, atuando em toda a cadeia de valor através de uma estratégia colaborativa, promovendo inovação, investigação, desenvolvimento e implementação de soluções.
 
Veja a notícia completa aqui.

2015.07.04