O Setor Europeu da Indústria da Madeira
De 22 a 26 de Setembro, a "Caixa de Madeira" vai ficar na Praça do Luxemburgo, em frente ao Parlamento Europeu.
Nesta ocasião, a Indústria Europeia da Madeira convida todos os novos e antigos deputados do Parlamento Europeu, bem como os visitantes a juntarem-se para uma "caminhada pela madeira", e explorar a rica história e grande potencial de crescimento da 5.ª maior indústria transformadora da UE que contribui com 218 mil milhões de Euros para a economia europeia e gera mais de 2,1 milhões de empregos, muitos dos quais em áreas rurais.
A "Caixa de Madeira", uma exposição modelo demonstrando o valor das construções em madeira no espaço urbano, iniciou o seu caminho em Milão e passou por Ljubljana, Bratislava e Klagenfurt antes de chegar a Bruxelas.
A Confederação Europeia das Indústrias Madeira (CEI-Bois), a Organização Europeia das Indústrias de Serração (EOS) e a Federação Europeia de Painéis (EPF) organizam durante dois dias seminários e conferências na Praça do Luxemburgo e no Parlamento Europeu. As apresentações incidirão sobre o potencial do setor madeireiro na Europa como alavanca para o crescimento no velho continente. Os membros do Parlamento Europeu vão ter a oportunidade de apreciar melhor quanto pode a política ajudar o setor da madeira a tornar-se um parceiro fundamental no renascimento industrial da Europa.
São muitos os argumentos a favor da madeira no âmbito da prossecução das políticas comunitárias. Um incremento de apenas 4% no corte e processamento industrial de madeira nas florestas da UE, significaria mais 2,35 mil milhões de Euros para a economia da UE – por ano – bem como a criação de 80 mil novos postos de trabalho.
Além disso, o setor da madeira não coloca o ambiente em confronto com o crescimento económico. Pelo contrário, representa uma forma sustentável e eficaz de redução de CO2 na atmosfera: 1 m³ de madeira armazena 1 tonelada de CO2. Quanto mais tempo ele é utilizado, reutilizado e reciclado, mais retém o dióxido de carbono.
O objetivo de um renovado diálogo entre a indústria da madeira e os membros do Parlamento Europeu é o de definir um quadro claro de ações e prioridades que permitam o desenvolvimento do setor e contribuam para industrialização europeia. O diálogo com os decisores e a indústria terá lugar no âmbito do "Clube da Madeira", um fórum que reúne as partes interessadas que acreditam na indústria da madeira e que estão comprometidas em apoiar a competitividade do setor.
Durante os “Dias da Madeira” vai ser divulgado um Manifesto de apoio às indústrias da madeira estabelecendo as bases para a colaboração nos próximos 5 anos.
Portugal far-se-á representar nos WOOD ACTION DAYS pela AIMMP na pessoa do seu presidente, Dr. Vítor Poças, também Vice-presidente da CEI-BOIS.
Veja mais aqui.
2014.09.18