Interfileiras

A EMBAR participou no painel global acerca de questões fitossanitárias relacionadas com as embalagens de madeira

logo.png

Durante a semana de 8 a 13 de setembro realizou-se a 12.ª reunião do IFQRG –International Forestry Quarantine Research Group, em Roma, nas instalações da FAO – Food and Agriculture Organization, na qual participou Filipa Pico, a Secretária-geral da EMBAR.

Para além da EMBAR, estiveram presentes representantes da indústria de todo o mundo, tendo estado presentes mais de 12 países, incluindo representantes da Europa, dos EUA e do Canadá. A participação na reunião foi também uma oportunidade para que a indústria partilhasse as suas preocupações associadas à implementação de normas internacionais (nomeadamente a IPSM 15).

O IFQRG foi constituído para criar um fórum onde são tratados assuntos críticos de quarentena florestal, através de investigação numa ótica de colaboração. Neste contexto são reunidos cientistas, funcionários das organizações nacionais de proteção de plantas e representantes da indústria de modo a permitir uma abordagem multidisciplinar dos problemas globais relacionados com a quarentena florestal.

Foi neste grupo que foi desenvolvida a norma internacional, ISPM15 - Regulation of wood packaging material in international trade, que regula a circulação de embalagens de madeira no comércio internacional e que é de importância fundamental para garantir a proteção das florestas por todo o mundo.

2014.10.21