Interfileiras

A INTERFILEIRAS representa as organizações - Fileiras de material - criadas ao abrigo de legislação específica com a missão de assegurar a retoma e reciclagem de resíduos de embalagens.

Faça o download da apresentação institucional em formato pdf

No conjunto, estão representados na INTERFILEIRAS todos os elos da cadeia; desde a produção de matérias-primas, passando pela transformação e produção de embalagens e culminando nas indústrias de reciclagem. O conjunto dos sectores representados estima-se em 809 empresas, 28 545 trabalhadores e mais de 7,5 mil milhões de euros de volume de negócios, com uma fortíssima componente de exportação (dados IF 2012).

A missão da INTERFILEIRAS é, por conseguinte, a actuação coordenada das Fileiras para o desenvolvimento das actividades de reciclagem e para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem.

Para levar por diante esta missão, a INTERFILEIRAS:

  • Representa as Fileiras junto das autoridades públicas com competências na área dos resíduos; esta missão é particularmente importante para: a melhoria da legislação e regulamentação, para a definição e execução das políticas e estratégias de gestão de resíduos e também para o reporte das actividades de reciclagem.
  • Representa as Fileiras na entidade gestora do sistema integrado de gestão de resíduos de embalagens;
  • Constitui um centro de conhecimento de tecnologias e procedimentos de triagem e reciclagem de resíduos de embalagem; contando com as Fileiras como interface entre origem (estações de triagem) e destino (indústrias recicladoras), a INTERFILEIRAS presta serviços de informação e formação aos vários operadores de recolha e gestão de resíduos.

Para que as actividades de reciclagem se aproximem das metas nacionais, é necessário que os resíduos de embalagens recolhidos e triados pelos Municípios e Sistemas Multimunicipais sejam aceites e retomados pelas Indústrias Recicladoras. Este objectivo tem dois pressupostos essenciais que são assegurados pelas Fileiras:

  • a uniformização das Especificações Técnicas para Reciclagem;
    Ou seja, as condições técnicas para que os resíduos sejam retomados e destinados a reciclagem são uniformizadas pelas Fileiras, são adoptadas por todas as entidades envolvidas na recolha/triagem e na reciclagem.
  • a Acreditação das empresas Retomadoras e Recicladoras;
    Só empresas licenciadas para a actividade e cumpridoras dos requisitos específicos são reconhecidas como "Retomadores Acreditados". Deste modo, os operadores de recolha e triagem podem cumprir a obrigação de providenciar um destino final adequado.

Faça o download da apresentação institucional em formato pdf


Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/home/interfil/public_html/files/tmp) in Unknown on line 0