A Embar é a Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Embalagens e Resíduos de Madeira e foi constituída a 1 de Setembro de 1998
Nos termos do disposto no Código Civil, é uma associação sem fins lucrativos na qual se podem inscrever todas as pessoas singulares ou colectivas, Nacionais ou Estrangeiras que operem no domínio das embalagens de madeira.
Desenvolve a sua actividade de modo a promover a reciclagem de embalagens de madeira, assegurando a retoma e valorização dos resíduos de embalagens recuperados no âmbito do Sistema Ponto Verde, representando e defendendo os interesses das empresas produtoras e/ou recuperadoras e recicladoras de embalagens de madeira.
A Embar encontra-se integrada na Interfileiras, cuja função no Sistema Integrado Gestão Resíduos Embalagem (SIGRE) é a ligação entre as fileiras de material e a Sociedade Ponto Verde (SPV), promovendo a participação de forma coordenada, coerente e eficaz das várias fileiras de material participantes no SIGRE.
A Embar surgiu como mais uma iniciativa da Fileira da Madeira na sequência da preocupação da aimmp - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, e dos agentes do setor, com os problemas das embalagens de madeira, tendo a aimmp sido promotora deste novo projecto.
A fim de conferir maior capacidade negocial e melhor defesa do sector, em tão complexo processo, mostra-se da maior importância a filiação na Embar de todas as empresas produtoras e ou recuperadoras de embalagens de madeira.
Para saber mais clique em http://www.embar.pt.